Pesquisar Árvores

domingo, 7 de junho de 2009

Cedro - Rosa (Cedrela fissilis)











Cedro - Rosa (Cedrela fissilis)

Nome popular: Cedro-rosa ,Cedro, e Cedrinho

Nome Cientifico: Cedrela fissilis

Gênero: Fissilis
Família: Meliaceae

Reino: Plantae

Outras espécies:

Cedrela balansae, Cedrela barbata, Cedrela brasiliensis, Cedrela huberj, Cedrela tubiflora.

Informações:

O cedro é uma planta hermafrodita, porém a fecundação é cruzada e o mecanismo que favorece a alogamia é o amadurecimento das flores femininas e masculinas em períodos distintos. A polinização é feita possivelmente por mariposas e abelhas. Os frutos, bem como as sementes, são dispersos, sobretudo, pela ação da gravidade e do vento, respectivamente. O cedro é adaptado aos tipos climáticos, temperado úmido, subtropical úmido, subtropical de altitude e tropical. Cedrela fissilis é uma espécie florestal heliófila na fase adulta, medianamente tolerante a tolerante às baixas temperaturas, sendo que árvores C°adultas em florestas naturais toleram até – 10,4ºC.

Ocorrência:

AL, BA, CE, ES, MA, MG, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RS, SC, SE e SP.

Floração:

De agosto a setembro ocorre floração em Goiás; de agosto a dezembro, em Minas Gerais; de setembro a novembro, no Rio Grande do Sul; de setembro a dezembro, em Santa Catarina; de setembro a janeiro, em São Paulo e no Paraná; de outubro a fevereiro, na Bahia; em janeiro, no Pará e de janeiro a março, no Espírito Santo.

Frutificação:

A frutificação ocorre de abril a agosto, no Rio Grande do Sul; de maio a julho, em Minas Gerais; de junho a julho, no Espírito Santo; de junho a setembro, em São Paulo; de julho a agosto no Paraná e Santa Catarina; de agosto a setembro, no Rio de janeiro e de novembro a fevereiro em Goiás.

Solo:

Normalmente, o cedro ocorre em solos profundos e úmidos, de textura argilosa a areno-argilosos, e bem drenados. Não se desenvolve adequadamente em solos mal drenados, rasos ou com lençol freático superficial.

Sucessão:

Pioneira
Secundaria tardia
Secundaria inicial

Folha:

Decídua

Ocorrência florestal:

Cerrado
Floresta Ombrófila Mista
Floresta Ombrófica Estacional Semidecidual
Mata ciliar
Mata Paludosa
Floresta Ombrófila Densa

Utilização Reflorestamento:
Áreas Degradadas
Preservação Permanente
Plantios Mistos

Extração:

Tronco – madeira, Compensados, Construção Aeronáutica, Construção civil, Construção Naval, Escultura, Instrumentos Musical, Lápis, Moldura, Moveis.
A madeira do cedro possui massa específica aparente entre 0,47 e 0,61g/cm³, a 15% de umidade; a densidade básica é de 0,44 g/cm³. Trata-se, portanto, de uma madeira leve a moderadamente densa.
O alburno apresenta coloração branca a rosada e o cerne varia entre bege-rosado a castanho-avermelhado. A superfície da madeira é lustrosa e com reflexos dourados, a textura é grosseira e a grã é direita ou pouco ondulada.
A resistência natural dessa madeira é moderada quanto ao ataque de organismos xilófagos, porém é resistente aos agentes exteriores, desde que não seja enterrada ou submersa. É de baixa permeabilidade aos tratamentos preservantes, em autoclave.

Altura:

20-35m

Tronco:

60-90 cm
Sementes:

Geralmente, colhem-se os frutos duas ou três semanas antes da deiscência natural, pois as sementes são aladas e dispersas pelo vento. O período ideal para colheita é verificado pela coloração do fruto, que passa de verde para marrom-clara, que indica a maturidade fisiológica da semente; esse período ocorre entre 30 e 32 semanas após a antese. Após a colheita, os frutos são levados para local seco e ventilado para completar a deiscência e a liberação das sementes é feita agitando-se os frutos. As sementes de cedro não apresentam dormência e podem ser armazenadas a frio, conservando-se o poder germinativo por dois anos. Cada quilograma contém cerca de 21.000 a 24.000 sementes.

Emergência:

A produção de mudas pode ser feita em sementeiras, para posterior repicagem, ou diretamente em recipientes (tubetes de 200 cm3 ou sacos de polietileno) contendo substrato rico em matéria orgânica, semeando-se duas sementes por recipiente.

Germinação:

O poder germinativo das sementes geralmente ultrapassa 80% e a germinação ocorre entre doze e dezoito dias após a semeadura.

Crescimento:

O cedro é uma espécie de crescimento relativamente rápido, podendo se comportar como espécie secundária inicial ou tardia e regenerando-se preferencialmente, em clareiras ou bordas de mata.

4 comentários:

  1. Parabéns, seu blog é o mais completo de informações sobre o cedro brasileiro. A maioria dos sites estão confundindo outras espécies de cedro com esta!!!!

    ResponderExcluir
  2. parabens pelo blog mas tenho uma dica poderia colocar arvores exótica tbm se vc achar que não se enquadra ao blog faça outro só com exóticas valeu e parabens

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,
    Tem alguma maneira de tratar o cedro Rosa que fica submerso?

    ResponderExcluir