Pesquisar Árvores

sábado, 2 de maio de 2009

BOLEIRA (Joannesia princeps)









BOLEIRA (Joannesia princeps)
Nomes populares:

Cutieira, Boleira, Andá-assu.

Onde é encontrada:
Pará até São Paulo. Bahia. Espírito Santo e Minas Gerais, principalmente na floresta pluvial da encosta atlântica. Encontrada com certa regularidade nas matas da região, inclusive de grande porte, e também no paisagismo urbano, onde é muito comum.
Características:
Árvore de médio a grande porte, 15 a 30 metros de altura. Folhas compostas pinadas, 5 a 6 folíolos, até 20 cm. Floração branca, em cachos, muito pequena. Fruto com 10 cm de diâmetro, polpa externa relativamente macia e endocarpo resistente. É necessário quebrar o endocarpo e extrair as sementes para plantio. Contem duas a três sementes por fruto, 2 a 3 cm de diâmetro.
Utilidades:
As sementes são usadas como medicamento, pelo forte poder purgativo.Usadas em maior quantidade podem fazer mal, pelo mesmo motivo. Germinação e desenvolvimento muito rápido, e boa adaptabilidade, indicada para arborização e reflorestamento.
Época de floração e frutificação:

Floresce em Julho, frutos em Março. Madeira - Leve (densidade 0.52 g/cm³), porosa, de fibras bastante revessas porém de talhe macio, de cor clara às vezes com manchas amarelas.
Utilidade:
A madeira é especial para o fabrico de palitos de fósforo, para celulose, tabuado para forros, canoas e jangadas, escalares e caixotaria. As sementes encerram 37% ,de óleo pesado e amarelo, útil para fins medicinais e industriais (substitui o óleo de linhaça). A árvore é útil para sombreamento em pastagens, porém não para arborização de ruas em virtude do tamanho e peso dos frutos, além da facilidade com que o vento quebra seus galhos. Pelo papel que desempenha na alimentação da fauna através de seus frutos, não deve faltar na composição de florestas destinadas ao repovoamento de áreas degradadas de preservação permanente.









44 comentários:

  1. Joannesia Princeps ela tem castanha que se for ingerido mais de duas as reações são...dor de cabeça,vômito, diarréia,febre alta;o melhor remédio é ingerir bastante leite e ficar de repouso.(basiliot@ymail.com)

    ResponderExcluir
  2. mas eh otimo pra limpar o oganimo, se for torrada , quebrada e limpando a casranha, tomei, fikei um pouco mal, mas depois minha disposiçao dobrou, inclusive minhas penas eram inchadas, e, as mesmas desincharam. embora seja meio perigoso o consumo, mas os resultados, pelo menos em mim foram bons

    ResponderExcluir
  3. a semente pode ser usada para a fabricação de sabão caseiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Fale mais sobre isso por favor.
      Email : katiareginaborges7@gmail.com

      Excluir
  4. a semente pode ser usada para a fabricação de sabão caseiro

    ResponderExcluir
  5. Ele é usada pra perda de peso?Quero saber se faz mau pro fígado devido a quantidade de óleo que ela possui.

    ResponderExcluir
  6. Ele é usada pra perda de peso?Quero saber se faz mau pro fígado devido a quantidade de óleo que ela possui.

    ResponderExcluir
  7. Ingeri a castanha de um fruto inteiro. Tive uma forte diarreia, febre e vomitando, acho, que errei na dosagem,kkkk

    ResponderExcluir
  8. Ingeri a castanha de um fruto inteiro. Tive uma forte diarreia, febre e vomitando, acho, que errei na dosagem,kkkk

    ResponderExcluir
  9. Queria saber se ela ataca o estômago? Tomei é depois meu estômago ficou doendo é queimando com vontades de vomitar.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde a todos (as).
    Eu gostaria de saber se serve também para limpar gordura intestinal?

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde a todos (as).
    Eu gostaria de saber se também serve para eliminar gordura intestinal?
    Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  12. A muitos anos atraa eu tive muitos furúnculos pelo corpo e nada resolvia, tomei muito antibióticos e nada, até tomei elixir de inhame pra limpar o sangue e nada resolveu, até que me indicaram a boleta mas torrando ela e comendo aos poucos foi o que me curou e nunca mais eu tive furúnculo e olha que tive 15 na época já estava enlouquecendo, pra mim foi um santo remédio

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pessoal pelas as dicas sobre essa Santa boleira. Gostaria de dizer a todos que acabei de comer uma castanha e agora só mim resta espera o resultado do pra garante vou deixar a porta do quarto aberta e a do banheiro também pois sei que se existe um ser humano aqui na terra que teve bastantes furungos esse alguém sou eu #partiu banheiro.

    ResponderExcluir
  14. Quando criança comi meio fruto pensando que era nozes fiquei com estômago enjoado depois de um período fiquei cheio de currículo pede nas na cabeça minha mãe disse que eu estava limpando o sangue! ...acho que foi bom...

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber como se usa o fruto para tratar o pelo do gato e as pulgas. É torrando?

    ResponderExcluir
  16. Respostas
    1. Não é indicado. Muito purgativo e pode passar algo pro leite

      Excluir
  17. Eu comi meia castanha e passei muito mal , dor abdominal vômitos e diarréia a noite toda é muito forte.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Altíssimo poder purgativo. Dependendo da pessoa, faz efeito em 2h, mas em mim demorou umas 5h. Tome cuidado com a quantidade, eu peso 85kg e comi uma castanha crua inteira e fiquei bem enjoado e deu um pouco de dor de cabeça. Como estava muito constipado, fiquei deitado massageando a barriga para dar efeito. Funcionou e fiquei muito aliviado. Tem gente que recomenda ralar e usar pequenas quantidades (pequenas mesmo) em refeições para ajudar no fluxo intestinal. Não tentei mas fiquei curioso.

    Não sou profissional da área nem profundo conhecedor do assunto. Isso é relato da minha experiência pessoal e não indicação de consumo. Procure seu médico, nutricionista ou curandeiro(cada um acredita no que quer e eu que não vou julgar. rsrs)

    ResponderExcluir
  20. Pode usar o cha da folha da boleira ?



    Queria usar pra perda de peso .
    o que voces acham?

    ResponderExcluir
  21. Boa noite...
    Aprendi a fazer a garafada da casca da boleira pra limpeza do sangue.
    A castanha é muito forte...consumi duas sementes e deu diarréia mas passou em 2 horas...fez uma limpeza no intestino.

    ResponderExcluir
  22. Comi duas castanhas e depois de umas 3 hr que foi fazer efeito tô enjoada e me sentindo muito cheia fui no banheiro uma vez e saiu como água kkk mais ainda sinto o estômago cheio e eu tenho intestino preso então acho que não vai passar tão cedo kkk espero que limpe o estômago porque tá bem inchado

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, alguém pode m informar como fazer essa garrafada, pois m lembro q quando criança minha mãe fazia para matar vermes no estômago, e purificar o sangue,eu tenho aqui em casa o fruto,aqui no ES é muito fácil achar o fruto

    ResponderExcluir
  24. Bom dia! Comi uma castanha inteira ontem, passou dez minutos é comecei a dar tonteira ,visão embasada e parecia que tinha algo cortando meu estômago! Sentir muita dor. Minha boca não parava de sair água salgada para vomitar, é quando ia vomitar doía mais.. fiquei passando umas seis horas direto.. mas não tive diarréia.. Em mim tive outro efeito! E hoje estou com a visão mais embasada.. há e senti frio também....hoje estou muito mole., Estou me sentindo melhor que antes

    ResponderExcluir
  25. Passando mal umas seis horas direto! Comi era 12.00 e fiquei ruim até às 21.00 só não senti mais nada por que dormir ..

    ResponderExcluir
  26. Estou com bastante furunculo, comi um quarto torrado da boleira, com vinte minutos comecei a sentir enjoou forte, logo depois a dor de barriga. Fui ao banheiro, fiquei mais uma hora de repouso até a dor passar e agira parece que estou bem. Amanhã vou comer mais um quarto. No total serão dois frutos. Espero que resolva, já perdi a conta dos furrúnculos que estão espalhados no meu corpo

    ResponderExcluir
  27. Comi uma castanha tou passando muito mau queria saber um com oq posso ficar melhor

    ResponderExcluir
  28. Na verdade ela tem uma parte na semente q tem um desenho de uma flor q tem q ser tirada ao ingerir ela que ocasiona o mal estar e o vômito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também recebi essa informação, vinda de um jardineiro amigo que trabalhou com Burle Max.

      Excluir
  29. Dei para meus cachorros, estavam como se fosse peladeira e foi ótimo estão lindos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde eu já usei a semente é muito bom pra limpa o intestino .

      Excluir
  30. me fizeram que a folha era pra eu comer e da as crianças fiz bati no liquidificador e tomamos doze pequena mais minha filha de 6 aninhos está vomitando muito e nem pode encostar na barriga dela oque faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nasci plasticamente em uma casa dez metros de um pé de boleira lá em Valadares ,mg lá nos conhecemos a boleira como um a purgante mas acredito si a pessoa raspa um pouquinho com uma colher e usar não vai fazer mal porque ela e muito forte mesmo

      Excluir
  31. Tô comendo três vezes ao dia e da sendo ótimo pra mim. Tô limpando o sangue perna tava mto enchada já tá bem depois do segundo dia que tô comendo ... como só um quarto por vez

    ResponderExcluir